sexta-feira, 4 de abril de 2008

Sacarina X Açucar

Um estudo realizado em ratos nos Estados Unidos sugere que a ingestão de sacarina -tipo de adoçante usado principalmente em refrigerantes dietéticos -pode provocar aumento de peso maior que a ingestão de açúcar. Segundo os pesquisadores da Universidade de Purdue, em Indiana, o sabor doce causado pelo consumo de sacarina estimula o sistema digestivo a se preparar para a ingestão de uma grande quantidade de calorias. Se essas calorias não são ingeridas, eles afirmaram, o organismo fica desregulado e, como resultado, pede mais comida ou queima menos calorias, o que provocaria o aumento de peso.
Segundo Susan Swithers, uma das autoras da pesquisa, as experiências em laboratório indicam ainda que outros adoçantes artificiais, como o aspartame e o acessulfame K, que oferecem o gosto doce, podem ter o mesmo efeito da sacarina.
O estudo, publicado na edição desta semana da revista científica Behavioral Neuroscience, gerou reacções da indústria alimentícia, para quem a pesquisa "simplifica" as causas da obesidade.
Um porta-voz da Fundação Britânica de Nutrição afirmou que os resultados são "interessantes", mas não provam que os adoçantes podem ser prejudiciais nas dietas dos humanos.

1 comentário:

Batataz disse...

Esta notícia é muito preocupante...Quem opta pela utilização de adoçantes fá-lo acreditando que ingere menos calorias, ainda que saiba que o ideal seria o consumo de açucar.É caso para dizer" o feitiço vira-se contra o feiticeiro".