segunda-feira, 7 de abril de 2008

BETERRABA

Do ponto de vista nutricional a beterraba crua ou cozida é uma excelente fonte de ácido fólico.
A ingestão de ácido fólico é muito importante, em especial para as mulheres grávidas e para aquelas que pensam engravidar, esta vitamina diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma má formação da medula. Para além disso, o ácido fólico é importante para evitar um tipo de anemia.
A beterraba contém algum ferro, vitamina C e a riqueza em potássio torna este alimento útil na normalização da tensão arterial, contêm fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.
Os carotenóides e flavonóides existentes na beterraba também ajudam a evitar que o colesterol LDL e as paredes das artérias sejam danificados e oxidados pelos radicais livres.
A propriedade anti-oxidante dos carotenóides e dos flavonóides protegem igualmente contra a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
O sumo de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue, e têm-lhe sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão.
Se o sabor deste sumo não lhe agradar muito, misture com sumo de laranja e/ou cenoura.

Sem comentários: